mulher-usando-crachá

O , Modelos e Diferenças
O personalizado é muito utilizado como forma de identificação dos funcionários, mas, ele também pode, e deve, ser utilizado como veículo de divulgação promovendo sua imagem em eventos e demais locais com grande circulação de pessoas.
Por isso se você tem interesse em colocar sua marca em cordões e tem dúvida sobre qual modelo escolher, aqui colocaremos os principais pontos que geram dúvidas, para que você possa tomar sua decisão sem titubear 🙂

Abaixo colocaremos as principais diferenças com relação ao material, personalização e acabamentos;

 

cordoes_personalizados_10

  1. Material

Na Mondial-ID trabalhamos com cordões em poliéster, poliéster acetinado e silicone.

a) Poliéster – O poliéster é uma fibra sintética. O cordão é confeccionado com fios de poliéster, e pode ser feito no modelo “rabo de rato” sem personalizar, ou pode ser confeccionado a partir de agulhas com 11, 15 ou 20mm, sendo que nessas larguras podem ser ou não personalizados. O cordão rabo de rato é uma excelente opção para quem busca baixo custo, porém não permite personalizar. Este modelo de cordão é muito utilizado para credenciais, uma vez que possui baixo custo, porém não muito indicado para empresas para uso no dia-a-dia. Para uso contínuo o cordão com maior largura é mais resistente, além de permitir aplicação de logo.

cordão_rabo_de_rato

Cordão Rabo de Rato

cordao_poliester_liso

Cordão em Poliéster liso

 

b) Poliéster Acetinado – Como o cordão acima, este também é confeccionado a partir do poliéster, que é uma fibra sintética. A principal diferença é na textura desse cordão, que tem um toque acetinado, lembrando o cetim. Esse tipo de cordão pode ser confeccionado com 13, 15, 20 e 25mm de largura. Na sua essência é branco, e a partir dessa base, por meio da sublimação, podemos obter uma infinidade de cores e imagens.

via_rio

Cordão poliéster acetinado personalizado por sublimação

 

c) Silicone – Esse cordão é confeccionado com plástico, simples, com baixo custo, também é uma ótima opção para utilizar em eventos e como alça de bagagem. Tem entre 2 a 3mm de diâmetro;

217150d

Cordão de Silicone com Bolsa para Crachá Horizontal

 

       2. Tipo de Personalização

a) Serigrafia – Esse tipo de personalização a é um processo de impressão muito antigo e geralmente artesanal, mas hoje já contamos com diversas máquinas que aumentam a produtividade desse processo. O seu funcionamento é bem simples: a arte criada deve ser impressa em um papel transparente (papel vegetal ou transparência), gerando o chamado ‘fotolito’.Com o fotolito em mãos é necessário fazer a transferência desta imagem para a tela serigráfica, num processo chamado de ‘gravação’. A tela é composta de um tecido especial, e depois de gravada funcionará como uma espécie de carimbo, com o qual a tinta é aplicada  para realizar a personalização.

Um conjunto de impressão em serigrafia. O quadro de madeira com tecido amarelo corresponde à tela serigráfica. Esta tela não possui nenhuma imagem porque ainda não foi gravada.
Um conjunto de impressão em serigrafia. O quadro de madeira com tecido amarelo corresponde à tela serigráfica. Esta tela não possui nenhuma imagem porque ainda não foi gravada.

Depois de gravada é possível ver a imagem na tela serigráfica. A parte colorida da tela (a cor varia de acordo com a emulsão utilizada) irá segurar a tinta que você irá aplicar, enquanto a parte branca (a imagem gravada) deixará a tinta passar, personalizando assim o cordão.

Na MONDIAL-ID personalizamos por serigrafia os cordões confeccionados em poliéster. Nesse tipo de processo personalizamos com até três cores diferentes.

Desvantagens da serigrafia

  • Não é possível reproduzir fotos, desenhos com degradês ou detalhes muito finos.
  • A arte deve ser separada em suas respectivas cores, produzindo assim um fotolito e uma tela para cada cor.
  • O custo de produção dos fotolitos e das telas serigráficas pode inviabilizar pedidos muito pequenos ou a personalização individual, por isso confeccionamos a partir de 30 unidades.

b) Sublimação ou Transfer – O processo de transfer (ou sublimação) é o processo mais conhecido para personalizar brindes. Ele é popular porque permite personalizar com fotos, desenhos multicoloridos e uma variedade de efeitos. O processo é feito por meio da transferência da imagem impressa para o cordão por meio de uma prensa, nos processos mais artesanais, ou de uma máquina contínua.

Na MONDIAL-ID personalizamos por sublimação os cordões confeccionados em poliéster acetinado. e como já mencionado não temos limite de cores e com isso total liberdade de criação.

Desvantagens da sublimação

  • A princípio não vemos nenhuma 🙂

3. Acabamentos

O acabamento a ser escolhido dependerá muito da necessidade e aplicação do cordão.

ACABAMENTOS

a) Jacaré – Conhecido como presilha ou garra jacaré é o mais utilizado para prender crachá e credenciais, geralmente quando na solicitação de orçamento não recebemos a especificação esse acabamento é o padrão

b) Jacaré com Argola – Só adicionada a argola, principalmente quando a largura do cordão é maior que 11/13mm.

c) Argola – Utilizada para cordões utilizados como chaveiros de moto, ou com finalidade meramente promocional. Também utilizada quando o Roller Clip (ou protetor de crachá retrátil) é utilizado, pois é nela que ele vai acoplado ao cordão.

d) Mosquetes – Utilizados para prender crachá ou credencial, são os segundos mais utilizados, perdem para a presilha jacaré pois possuem um custo mais elevado que este.

e) Trava de Segurança – Também chamadas de travas anti-enforcamento, tem literalmente essa função. Em empresas que utilizam maquinários é uma opção necessária para evitar acidentes de trabalho. Quando puxados com força o cordão se abre soltando do pescoço do funcionário.

f) Fecho de Mochila – Utilizados em cordões com fins promocionais, ou quando há necessidade de retirar o crachá do cordão com frequência, em cordões de chaveiros de moto, ou cordões para crachás com tecnologia de proximidade ou códigos de barras (as chaves ou crachás podem ser retirados sem haver a necessidade de tirar o cordão do pescoço).

g) Engate Rápido – Utilizados para cordões promocionais, para pendurar pen drive ou celular

 

Colocamos os mais utilizados, mas não encontrando aqui nesse post ou no site o que você precisa não hesite em entrar em contato, pois nossos consultores estão aptos a encontrar a melhor solução para você 🙂

RESUMO:

resumo

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco: mondialid@mondialid.com.br 🙂

 

Comments are closed.